sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lançada a primeira enciclopédia virtual gay do mundo

Quando o internauta tiver alguma dúvida sobre a comunidade arco-íris ou o próprio público LGBT quiser se informar, já pode contar com um site de pesquisa específico: o GayPédia.

O site tem o objetivo de reunir o máximo de informações relevantes do universo homossexual, como fatos históricos, gírias, curiosidades, notícias e revelações.

O site funciona nos moldes da Wikipédia, onde cada internauta é, ao mesmo tempo, leitor e administrador. Para controlar o teor dos artigos postados e evitar textos abusivos, o GayPédia conta com a leitura de IP do usuário, que é responsabilizado pelo conteúdo divulgado.

Decisão do STF facilita adoção e pensão para gays

O STF (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quinta-feira, por unanimidade, que a união estável homoafetiva é equivalente à união entre heterossexuais. Com isso, casais gays de todo o país têm diversos direitos assegurados. 

Haverá mais facilidade para adotar crianças, por exemplo, de acordo com Adriana Galvão, vice-presidente da comissão de de diversidade sexual do conselho federal da OAB e presidente da comissão no Estado de São Paulo.
Até agora, muitos casais gays escolhiam fazer a adoção em nome de apenas um dos parceiros, por não terem sua união reconhecida, o que gera uma insegurança inclusive para a criança. "Se o pai adotivo morrer, o outro não tem nenhuma responsabilidade jurídica", diz.
A advogada explica ainda que fica assegurado aos companheiros homossexuais o direito a requerer pensão alimentícia, a fazer uma declaração conjunta do imposto de renda, ou ainda a colocar seu companheiro como dependente em clubes ou seguros.
Considerado um companheiro estável, o parceiro do mesmo sexo poderá também reconhecer a morte do parceiro e assinar documentos necessários em hospitais.
Também fica mais fácil para o companheiro do mesmo sexo ter acesso à herança em caso de morte, de acordo com Maíra Coraci Diniz, que atua no núcleo especializado de combate a à discriminação e ao preconceito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Entretanto, para Adriana Galvão, da OAB, a questão ainda não está clara, por envolver direitos de outras pessoas da família e devido às restrições feitas pelo ministro Ricardo Lewandowski em seu voto.
De qualquer forma, a decisão traz mais segurança jurídica, diz Adriana Galvão. "Hoje vemos decisões controversas de tribunais diversos sobre questões envolvendo casais homossexuais."
A decisão do STF não é equivalente a uma lei sobre o assunto. O artigo 1.723 do Código Civil estabelece a união estável heterossexual como entidade familiar. O que o supremo fez foi estender este reconhecimento a casais gays. 

Agora, se um clube vetar o nome de um companheiro homossexual como dependente, por exemplo, o casal pode entrar na Justiça e provavelmente ganhará a causa, pois os juízes tomarão sua decisão com base no que disse o STF sobre o assunto, reconhecendo a união estável.
A nova regra também tem valor simbólico, diz Maíra Coraci Diniz, da Defensoria Pública de São Paulo. "A decisão do STF reconhece uma realidade que está posta e que as pessoas preferem não falar e vai gerar uma situação que pode ensejar uma mudança legislativa", diz. Ela ressalta que o ideal seria ter uma mudança na legislação.

Ícone de glamour e tragédia, Grace Kelly, a "princesa mais bonita da história" ganha exposição em SP

Grace Kelly é um fenômeno. Não é todo mundo que consegue ser uma diva de Hollywood, entrar para uma família real e, 30 anos depois da morte, ainda ser lembrada como um ícone de glamour e tragédia. A exposição “Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco”, que fica em cartaz em São Paulo de 5 de maio a 10 de julho, traça um panorama dessa personagem, suas conquistas como atriz e sua vida depois do casamento.

Com curadoria do ministro da Cultura da França, Frédéric Mitterrand, a mostra reúne cerca de 900 objetos, distribuídos por 14 salas, que contam a vida da garota interiorana da Filadélfia, que conquistou Hollywood e a realeza monegasca. São fotografias, filmes, vestidos, joias, acessórios, quadros e correspondência com amigos -- rainha Elizabeth, Greta Garbo, Frank Sinatra, Alfred Hitchcock, Jacqueline Kennedy, entre outros.
Originalmente concebida em 2007, pelo Grimaldi Forum (centro de conferências e exposições em Mônaco), a exposição já passou por Londres (parcialmente) e Paris antes de chegar a São Paulo. A versão da capital paulista é a que tem o maior número de obras.


Grace Kelly se divertiu como ninguém nos anos 50, enquanto construía sua trajetória como atriz, no teatro, televisão e cinema. Em apenas seis anos de carreira, participou de filmes antológicos, como “Amar É Sofrer”, pelo qual ganhou um Oscar de melhor atriz, “Mogambo”, “Disque ‘M’ para Matar” e “Janela Indiscreta” -- os dois últimos, de Hitchcock, que era fã da atriz.
Adorava uma noitada de drinks e foi amiga das maiores baladeiras da época, a atriz Ava Gardner e a cantora e dançarina Josephine Baker. Dona de uma beleza fulgurante, teve namoricos com todos os seus contrapartes cinematográficos — uma lista que inclui Gary Cooper, Clark Gable, Frank Sinatra e Marlon Brando, só para mencionar os mais famosos.
Cedeu aos cortejos do príncipe Rainier 3º, de Mônaco, que estava desesperado para arrumar uma consorte, sob o risco de que o principado fosse reintegardo à França, caso ele não assegurasse um herdeiro para o trono. Ainda assim, consta que a família da atriz teve de pagar um dote de US$ 2 milhões para que o casamento se consumasse, conforme o protocolo exigia.

festa foi digna de uma princesa de Walt Disney — uma réplica do vestido, feito pela estilista Helen Rose, está na exposição —, mas o casamento estava longe de ser um conto de fadas. O príncipe era controlador e possessivo, proibiu que os filmes com Grace fossem exibidos em Mônaco e cortou qualquer aspiração que ela tivesse de retomar a carreira. Cada um tinha sua própria agenda de amantes, mas a princesa contumava reclamar da vida conjugal para amigos próximos.

O acidente que causou sua morte é envolto em mistério até hoje. Oficialmente, ela teve um derrame enquanto dirigia. Mas comenta-se que a filha Stéphanie, menor de idade na época, é quem estaria na direção.
Recentemente, como que a provar o interesse constante que o público tem por seu nome, Grace Kelly voltou a ser notícia. Às vésperas do casamento de Kate Middleton com o príncipe William, da Inglaterra, Grace foi eleita a princesa mais bonita da história.

Lady Gaga é motoqueira maldita em clipe (ruim) de Judas

Nesta quinta-feira, 5, vazou na internet o mais novo clipe de Lady Gaga: “Judas”, segunda música de trabalho do disco “Born This Way”, que sai neste mês. Já retirado do ar, é um vídeo escuro, carregado e com uma qualidade técnica que não faz jus às outras produções dela. Gaga é uma motoqueira maldita que guia um suposto Jesus por meio de um bando de outros amantes de motocicletas, todos mal encarados e cheios de pecado em seus corações.

No clipe do traidor de Cristo a maior traição é da própria Gaga contra ela mesma, com uma luz estranha, edição em certo descompasso com a música (dizem que foi ela mesma quem editou o vídeo) e cenas sem sentido – mesmo em se tratando de Lady Gaga, quando nada faz muito sentido. É um clima estranho ininteligível, não um estranho apenas oposto ao normal, ao costumeiro, um estranho que transgride.

Mas é claro que nem tudo está perdido e tem pencas de referências de truques de maquiagem e modelitos que só Gaga seria capaz de imaginar. O clipe vazou e você vê aqui embaixo, o lançamento oficial rola ainda nesta quinta.

é o comentário...!............teste do sófa




Como fã do escritor, jornalista e autor de novelas Aguinaldo Silva sempre estou dando uma “espiadinha” no seu site (aguinaldosilvadigital) e lá li um comentário de um rapaz de nome Fred, enviado ao Aguinaldo, que para compartilhar com vocês, transcrevo na íntegra abaixo:

Oi Aguinaldo, meu nome é Fred, tenho 24 anos e sou ator, estou precisando muito de uma oportunidade. Sou bonito, 1.89 de altura, moreno claro, olhos verdes, corpo definido e fico muito bem no video. Faço qualquer ponta em suas novelas, até mordomo, gay, pilantra, ladrão, taxista, qualquer coisa. Só preciso de uma chance para mostrar meus dotes artisticos.

E para voce até o teste do sofá eu libero, posso te mostra todos os meus “grandes” talentos, na hora que você quiser.

Mas se você não quiser o teste do sofá por já estar casado, pode me indicar a algum diretor ou outro autor que tope me testar, tenha certeza de que não irão se arrepender.

Parece meio vulgar esse negócio de me vender por um emprego, mas conheço muito ator que conseguiu se destacar em novelas (inclusive suas) através disso, e muitos são feios ou menos bonitos do que eu e com dotes artísticos bem fraquinhos viu?

Então Aguinaldo, pense com carinho ok?

Abraços.

Se você quiser posso te enviar algumas fotos minhas para você avaliar.”

Agora vejam a resposta do Aguinaldo Silva.

“Meu caro Fred, se algum ator entrou numa das minhas novelas por conta do tal teste do sofá, não foi comigo, porque eu me orgulho de não ser adepto de tais práticas. Não as condeno, e nem mesmo sei se elas realmente existem, porque não me cabe a função de palmatória do mundo. Mas não vejo a menor graça em ir pro sofá com uma pessoa que o tempo todo só está pensando em tirar vantagem das minhas carências sexo-afetivas. De qualquer modo, se você é mesmo ator, tem DRT e tudo o mais, pode me mandar umas fotos e, se eu achar que você pode ter algum futuro até o indico para um teste. Entrarei em contato pelo seu e-mail, mas vou logo avisando: nem pense em sacanagem, porque não é meu gênero. Abraço.”

Esse rapaz é descolado e sabe o que quer da vida, não é mesmo? Mas, o Aguinaldo Silva é insuperável, não é a toa que sou seu eterno fã.

 Acesse: http://olharhumorado.blogspot.com/

STF reconhece por unanimidade união estável entre pessoas do mesmo sexo


_______________________________

STF estende aos casais homossexuais 112 direitos
com o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo.
_________________________________________

O Supremo Tribunal Federal reconheceu e garantiu, nesta quinta-feira, 5/5, a união homoafetiva. A decisão dos 10 ministros sobre a equiparação de direitos deve ter efeito vinculante, sendo adotada em outros tribunais e órgãos administrativos da União. Com o resultado positivo do julgamento desta quinta-feiraI o STF estende aos casais homossexuais 112 direitos que até hoje era concedidos às uniões heterosexuais.

Governador Sérgio Cabral foi quem moveu uma das ações

Uma das ações levadas ao Tribunal foi impetrada em fevereiro de 2008 pelo governador Sérgio Cabral, que pediu o fim da distinção entre casais gays e héteros no Código Civil e no Estatuto dos Servidores Civis. O motivo, segundo argumento apresentado por Cabral, é o grande número de casais de homossexuais que mantêm união estável no Estado do Rio de Janeiro, incluindo funcionários públicos.

A outra ação analisada foi movida pela Procuradoria-Geral da República em julho de 2009, e é nesse texto que há o pedido para que o STF declare obrigatório o reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo como "entidade familiar".

O que disseram alguns ministros durante a explanação de suas decisões.

Ministro Ayres Britto
"A família é a base da sociedade, não o casamento". Britto comentou que não se pode interpretar a Constituição de maneira reducionista ou contra seu princípio. Por isso, ponderou, é inconstitucional o artigo do Código Civil que trata a união estável usando os termos "homem e mulher", uma vez que o texto de tal legislação não tem a mesma complexidade que a Carta Magna.
“Não se separa por um parágrafo o que a vida uniu pelo afeto”, afirmou.

Ministro Luiz Fux
"A homossexualidade não é crime. Então porque o homossexual não pode constituir uma família? Em regra não pode por força de duas questões abominadas pela Constituição: a intolerância e preconceito".

Ministra Cármen Lúcia
"Todas as formas de preconceito merecem repúdio na sociedade democrática", disse.
"Se a República põe que o bem de todos tem que ser promovido sem preconceito e sem forma de discriminação, como se pode ter norma legal que conduza ao preconceito e violência? (...) Aqueles que optam pela união homoafetiva não pode ser desigualado em sua vida e seus direitos".

Ministro Ricardo Lewandowski
"As uniões de pessoa do mesmo sexo que duram e ostentam a marca da publicidade, devem ser reconhecidas pelo direito (...) Cuida-se, em outras palavras, de retirar tais relações que ocorrem no plano fático da clandestinidade jurídica, reconhecendo a existência do plano legal enquadrando-o no conceito abrangente de entidade familiar".

Ministro Joaquim Barbosa
"Estamos aqui diante de uma situação de descompasso em que o direito não foi capaz de acompanhar as profundas mudanças sociais. Essas uniões sempre existiram e sempre existirão".

Ministro Gilmar Mendes
"A falta de um modelo institucional que proteja essa relação estimula e incentiva o quadro de discriminação. (...) É dever do Estado a proteção, e é dever da Corte dar essa proteção se ela não foi engendrada ou concebida pelo órgão competente. Por isso não me parece que haja exorbitância".


Ministra Ellen Gracie
"Uma sociedade descente é uma sociedade que não humilha seus integrantes".

O que muda com a decisão do STF para os casais gays

 Com a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal de reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, a sociedade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, agora, serão legitimadas com 112 direitos a seu favor, que antes eram privilégios somente de casais heterossexuais.

Deste modo, esses direitos podem ser adquiridos tanto por atos normativos de órgãos do Estado quanto por ações judiciais.

Vejam alguns direitos:

Vida Financeira

- Somar renda para aprovar financiamentos
- Somar renda para alugar imóvel
- Direito à impenhorabilidade do imóvel em que o casal reside
- Fazer declaração conjunta do Imposto de Renda
- Reivindicar os bens comuns, móveis ou imóveis, doados ou transferidos pelo outro companheiro ao amante
- Solicitar o seqüestro dos bens do casal, caso o companheiro os estiver dilapidando e estiverem dissolvendo a união

Vida familiar

- Reconhecida a união estável
- Adotar sobrenome do parceiro
 - Acompanhar o parceiro servidor público transferido
- Garantia de pensão alimentícia em caso de separação
- Assumir a guarda do filho do cônjuge
- Adotar o filho do parceiro
- Poder ser inventariante do parceiro falecido
- Visita íntima na prisão
- Alegar dano moral se o parceiro for vítima de um crime
- Proibir a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem do companheiro falecido ou ausente
- Segredo de justiça nos processos que se referirem a qualquer coisa que esteja discutindo a união ou separação
- Autorizar cirurgia de risco
- Herança

Benefícios

- Inscrever parceiros como dependentes da previdência
- Receber abono-família
- Receber auxílio-funeral
- Incluir parceiros como dependentes no plano de saúde
- Ter licença-maternidade para nascimento de filho da parceira
- Ter licença-luto, para faltar ao trabalho na morte do parceiro
- Inscrever parceiro como dependente de servidor público

Acesse: http://olharhumorado.blogspot.com/