segunda-feira, 22 de agosto de 2011

10ª Parada da Diversidade: Vamos colorir a Raul Lopes


Show 'Divas Trans' na Quarta-feira(24/08) no Boca da Noite


'Querida, a festa' celebrará a Diversidade nesta Quarta-feira (24/08)


Na próxima quarta-feira (24/08), a partir das 22h, tod@s já podem se agendar para uma celebração que reunirá gente descolada e que gosta de conviver com a Diversidade:  “Querida, a festa”. O evento acontece dentro da programação da 7ª Semana do Orgulho de Ser, realizado pelo Matizes e demais parceir@s.

No Cardápio da Festa vai  rolar  a DJ’ Samanta Menina e  o DJ Gravetto (Nitério/Teresina) além de ambiente temático e  telão com vídeomusic. Ainda para embalar à noite, a tribo da diversidade aumentará a adrenalina com as performances de Linda França, Franklin Pires, Five Queens, NAI Dirceu e Acrobacia Val Mimbó. 

Antes de se jogar  na "QUERIDA, A FESTA", não deixe de passar no Projeto Boca da Noite - Espaço Cultural Osório Junior -  para se maravilhar com o show "Divas Trans" que ocorrerá às 19h. As grandes damas trans e suas performances estelares   fizeram história em Teresina durante os anos 80 e 90.

Concurso Top Drag Piauí 2011 revelará talentos do universo GLBT piauiense


O Concurso Top Drag Piauí 2011 vai mais uma vez ferver os embalos de sábado à noite neste dia 27/08, às 22h, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, ponto turísticos da cidade. O evento comera 10 anos de celebração da cultura LGBT em Teresina.
 A primeira edição do concurso Top Drag aconteceu na Boate Sukata e a Top daquele ano foi a Drag Lilika Network. O  promoter Jorginho Medeiros, idealizador da festa Bine Iubita,  realizou posteriormente outro concurso naquele espaço de circulação LGBT.
 O evento já se consagrou como um celeiro de revelação dos talentos performáticos da cultura Drag do Piauí. Além do aspecto festivo, descolado e glamuroso, o concurso revela os potenciais criativos e inventivos de recriação das identidades de gênero.
 O Concurso  integra a programação da 7ª Semana do Orgulho de Ser e acontece um dia depois da 10ª Parada da Diversidade. As luzes do arco-íris vão colorir a Ponte Estaiada, na Av. Raul Lopes, para celebrar a Parada da Diversidade. Após a caminhada pela avenida, o Show da Diversidade vai sacudir todas as tribos da cidade que marcarão presença no evento.

Curso de Moda da UFPI promove desfile dentro da 7ª Semana do Orgulho de Ser


Com o tema “Universidade, Sustentabilidade e Diversidade: O verde também no Arco-Íris”, os estudantes do Curso de Moda da UFPI (Universidade Federal do Piauí) pretendem promover nesta quinta-feira(25/08) atividades culturais para debater sobre a importância da moda como forma de expressar as nuances da cultura LGBT e fortalecer   atitudes ecologicamente sustentáveis na mercado da moda.
Durante todo o dia, oficinas, bate-papo, exibição de documentários fervilharão as mentes criativas do mundo acadêmico da UFPI. À noite, às 18:30, um desfile   mostrará o universo imaginativo que permeia os futuros produtores de moda do Piauí e do Brasil.
O desfile será dividido em sete etapas, seguindo as cores do arco-íris.  O  primeiro grupo a se apresentar traz a cor vermelha, acompanhado depois pelas demais cores: laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O casting será composto de modelos mistos – heteros e travestis.
 O evento de moda participa da programação da 7ª Semana do Orgulho de Ser, atividade realizada pelo  Matizes em parceria com poder público e sociedade civil organizada. Este ano, a 10ª Parada da Diversidade vai colorir a  Av. Raul Lopes com as cores do arco-íris e afirmar que os teresinenses defendem e abraçam a Diverisidade. Após a caminhada, o Show da Diversidade vai sacudir todas as tribos da cidade. A festa ocorre próxima a Ponte Estaiada.
Em 21/08/11, 21:18 

Entre avanços e censura, "Insensato Coração" é um marco na abordagem gay em horário nobre


Meses antes da estreia de "Insensato Coração", que aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano, inúmeras matérias circulavam pela internet dando conta de que a nova trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares teria um núcleo gay. Aos poucos, as informações foram se confirmando. Seriam seis personagens representando a diversidade, mas não em um mesmo núcleo e, sim, espalhados pela trama.


Os personagens gays que permearam o imaginário popular em pleno horário nobre foram: Rony Fragonard (Leonardo Miggiorin), Eduardo Aboim (Rodrigo Andrade), Hugo Abrantes (Marcos Damigo), Xicão Madureira (Wendell Bandelack), Araci (Cristiana Oliveira) e Gilvan (Miguel Roncato).


Trabalho de campo
Apesar do montante de personagens gays anunciados, antes de sua estreia pairava a dúvida de como seria a abordagem de tais tipos em "Insensato Coração". Quando estreou, a recepção foi mais positiva do que negativa. Visto que logo no capítulo de estreia, o personagem Rony, que fez parte da trama principal, teve uma cena ao lado de Natalie (Deborah Seco), onde os dois travaram um diálogo que daria o tom de todo o resto da história.


Ao trocarem gírias como "bee", "tá boa" e "bafo", revelou um cuidado dos autores em não fazer diálogos diferentes do cotidiano de gays, o que também mostrou que Gilberto Carvalho e Ricardo Linhares (com ajuda de equipe, claro) realizaram trabalho de campo e reproduziram, ao longo dos oito meses, códigos, gestos, roupas e tipos que podem ser encontrados em qualquer bar de esquina.


Os autores também revelaram grande maestria na maneira como conduziram a questão gay na trama. Na primeira fase, o único personagem a assumido foi Rony, em dado momento os telespectadores até duvidaram do surgimento de outros gays na historia. Mas, depois que o núcleo de Florianópolis foi dissipado e migrado pro Rio de Janeiro, podemos dizer que a novela foi ocupada pelos personagens LGBT.


Avanço e homofobia
A partir da segunda fase da novela entra em cena a personagem Sueli (Louise Cardoso), mãe de Eduardo, que ao longo da trama sai do armário e se envolve com o professor Hugo. A saída de armário de Edu teve um aspecto interessante ao mostrar como uma mulher aparentemente progressista e simpatizante aos gays reage ao saber que o filho é homossexual. De inicio, Sueli recuou e repudiou o filho alegando temer pela segurança do mesmo. Posteriormente, o acolheu e abraçou a causa gay.


Dona de um quiosque em Copacabana, Sueli acaba por transformar o local em point gay ao enfeitá-lo com bandeiras do arco-íris. Surge também o personagem Xicão, homossexual que vive na periferia do Rio, afeminado, mas sem ser caricato e dono de um discurso de afirmação, quase militante. E será no quiosque que, perto do fim da novela, surge o personagem Gilvan (Miguel Roncato), que morador de rua acaba sendo abrigado por Sueli e passa a trabalhar na lanchonete.


Atentos aos crescentes ataques homofóbicos ao redor do Brasil, os autores da novela abordaram a questão dos "pit boys" que se reúnem apenas para agredir homossexuais, grupo que acabou por ser representado na pele do personagem do Vinicius (Thiago Martins), que assassina o personagem Gilvan. Mais do que mostrar o limite da homofobia, Braga e Linhares retrataram o novo perfil do homofóbico: branco, classe média e estudante.


Vale também atentar para o personagem Kléber (Cassius Gabus Mendes), jornalista da velha guarda que não aceita o comportamento homossexual, mas que ao se deparar com o assassinato de Gilvan se utiliza do faro jornalístico para colocar na cadeia Vinicius e passa a rever seus conceitos. Como o próprio personagem coloca: "não gostar é uma coisa, agora, eu não quero ver ninguém ser morto por aí feito animal por conta de opção sexual (sic)".


Da margem para o centro
O grande mérito da novela "Insensato Coração" e do trato que os autores deram aos personagens gay está no fato de que, definitivamente, pelo menos nesta trama, os personagens saíram da margem e foram para o centro da história com estrutura, função e narrativa própria. Nenhum personagem, por mais rápida que fosse a passagem, não serviu apenas de apoio, mas sim para mostrar a realidade.


Muita gente se chocou com a cena em que Gilvan foi assassinado, mas Braga e Linhares foram corajosos e mostraram às famílias brasileiras que acompanham novela que a homofobia existe e mata de fato. Mas nem só de tragédia vive as personagens gays: Hugo e Edu vão finalizar a trama assinando união estável com direito a festa no quiosque de Sueli em plena praia de Copacabana.


Tá certo que a direção da rede Globo mandou esfriar e cortar várias cenas entre Hugo e Edu, o que caracteriza censura e clara pressão de setores da sociedade que não gostaram de ver aqueles sujeitos "abjetos" tão bem representados na telinha do "plim plim". O beijo gay também não veio. Mas em um momento em que o Brasil encara uma das piores fases no que diz respeito ao avanço fundamentalista social e político, não cumpriu o seu papel uma novela, que diariamente cerca de 60 milhões de pessoas consomem, ao mostrar, dentro do limite, personagens gays com tanta verossimilhança?

Supremo decide: aposentadoria de gay vai para parceiro e não filha. Leia texto

Supremo decide: pensão por morte deve ser entregue a parceiro homossexual e não para famíliaUma decisão do Supremo que estava nas mãos do Ministro Celso de Mello garantiu jurisprudência em mais um direito civil para população homossexual: uma filha que pedia na Justiça para que a pensão do pai fosse dada a ela e não ao companheiro homossexual do pai foi negada pelo Ministro e teve voto unânime dos outros Ministros do Supremo. A decisão é irrevogável. O texto do ministro Celso de Mello é mais uma obra que aumenta nosso orgulho pelo órgão máximo da Justiça brasileira. 
Leia frases da decisão abaixo. 
"Ninguém, absolutamente ninguém, pode ser privado de direitos nem sofrer quaisquer restrições de ordem jurídica por motivo de sua orientação sexual." (a diginidade humana) "Assume papel de extremo relevo no processo de afirmação, gozo e expansão dos direitos fundamentais, qualificando-se, em função de sua própria teleologia, como fator de neutralização de práticas ou de omissões lesivas cuja ocorrência possa comprometer, afetar ou, até mesmo, esterilizar direitos e franquias individuais".direitos e franquias individuais".

Segundo site americano atores de Glee estão entre os jovens mais bonitos

O site americano The Hot Hits está fazendo uma enquete com os leitores para eleger o artista mais sexy com menos de 25 anos e, até agora, a dupla gay do seriado Glee está no TOP 3 do ranking. Chris Colfer, que dá vida a Kurt, aparece com a medalha de ouro com 30% do total, correspondendo a mais de 21 mil votos e Darren Criss, que interpreta o Blaine, está em terceiro lugar com 15% dos votos. Os atores estão a frente de nomes muito populares entre os adolescentes como Taylor Lautner, da saga Crepúsculo, Daniel Radcliffe, o Harry Potter, e o astro teen Justin Bieber. Inusitadamente, Chord Overstreet, que apareceu na segunda temporada da série como Sam causando frisson nos espectadores, está com um percentual bem baixo de votos, 1,86% do total.

Professor é demitido por causa de comentários homofóbicos no Facebook


O professor Jerry Buell foi demitido, naFlórida, EUA, depois de terem descoberto comentários homofóbicos no perfil dele noFacebook.
O professor escreveu que “quase vomitou" ao saber da aprovação da união civil gayno estado de Nova York.

Ele dava aulas de estudos sociais na escolaMonte High Dora e concluiu o comentário dizendo que o casamento gay é um "esgoto" e um "pecado".

O educador foi suspenso pela direção da escola durante as investigações. Em sua defesa, o professor negou que fosse homofóbico e que os comentários são o seu jeito interpretar o mundo.

Ney Matogrosso protagoniza o filme gay “Depois de Tudo”

Na Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que aconteceu em Porto Velho, nos dias 19 e 20 de agosto, um filme me chamou atenção, o curta metragem “Depois de Tudo”, porque trás à tona, desnuda e mostra a afetividade e a sexualidade dos gays idosos.

O filme é protagonizado por nada menos do que o cantor/ator Ney Matogrosso e o ator Nildo Parente e mostra a relação entre dois homens maduros. Eles possuem um relacionamento de anos, mas um é casado e tem filhos. O relacionamento dos dois é um amor sublime, verdadeiro, mas subjulgado pelas convenções sociais.
“Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta. Depois de tudo, o que mais querem é estar juntos, e um dia basta para que esperem pelo próximo.”

A sensibilidade está estampada nos 12 minutos de duração do curta. É atual, é verdadeiro, é a existência dos gays maduros e idosos compondo a sociedade brasileira.

“Depois de Tudo” já foi apresentado em vários festivais no Brasil e no exterior e também recebeu vários prêmios. A direção é de Rafael Saar. Vale a pena conferir!

Miss Piauí Gay é eleita a Miss Brasil Gay 2011

Aconteceu neste sábado, 20, no ginásio do Sport Club de Juiz de Fora, Minas Gerais, a 35ª edição do concurso Miss Brasil Gay 2011, que teve como tema “Aids e inclusão social”, o que faz do Miss Brasil Gay também um evento político. Pesquisas apontam o vento como o mais representativo do gênero em todo o mundo.

Este ano concorreram representantes de 26 unidades da Federação. E mais uma vez o concurso apresentou shows espetaculares com  Léo Áquila, Úrsula Scavolini, a drag repórter Lully Fashion, Ikaro Androgino, Suzy Brasil, Samara Rios e Thrass Wiz (Zuriche).

O show de abertura foi uma performance em homenagem aos Dzi Croquettes, grupo de atores/bailarinos, que se tornaram símbolos da contracultura nos anos 70.

A vencedora, que reinará até agosto de 2012 como Miss Brasil Gay 2011, foi a Miss Piauí Gay 2011, Raika Bittencourt, que afirma ter gastado mais de R$ 50 mil nos trajes de gala e traje típico.