sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alemanha comemora dez anos do reconhecimento da união gay

Há dez anos, os casais homossexuais saíam da ilegalidade na sociedade alemã: em 1º de agosto de 2001, os pares do mesmo sexo passaram a ser reconhecidos perante a lei com igualdade de direitos dos heterossexuais.
Desde então, 23 mil uniões do tipo foram seladas na Alemanha, segundo estatísticas oficiais. 

Wolfgang e Werner Duysen foram um dos primeiros pares a se registrar como casal. Depois que a lei passou a vigorar, eles tiveram que esperar duas semanas para a união --tempo que o cartório no estado de Schleswig-Holstein precisou para obter o novo software para o registro civil. 

"Nós estávamos nervosos, mas a juíza de paz estava ainda mais tensa porque era a primeira vez que fazia esse tipo de união, e ela não podia usar a palavra "matrimônio". Sem querer, ela a acabou dizendo e todos tivemos de rir", lembra Wolfgang. 

Embora reconhecidos legalmente, os casais gays ainda reclamam de discriminação. Na Alemanha, a briga continua nos campos das leis de adoção e de impostos.

Depois da pouca fama, ex-BBB Diana volta com a namorada

epois de aproveitar a pouca fama que lhe rendeu o Big Brother Brasil neste ano, a ex-sister Diana resolveu reatar seu namoro com a modelo Priscila Borges, com direito a circular pelo Rio de Janeiro juntas e tudo. Diana já namorava Priscila antes de participar do programa, mas dentro da casa vivia se queixando que ela não queria assumir sua orientação sexual.

Enquanto Diana estava confinada no BBB, Priscila aproveitou a deixa e deu entrevista saindo do armário e dizendo que amava a sister. Mas a loira saiu do programa nem querendo saber de compromisso e manteve somente uma amizade colorida com a modelo, que pelo jeito conseguiu reconquistar de vez Diana. 

Morre último gay que viveu em campos de concentração nazistas

Conhecido por ser o último sobrevivente dos chamados "triângulos rosas", os homossexuais internados por Adolf Hitler em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, Rudolf Brazda morreu de causas naturais dormindo aos 98 anos na última quarta-feira, 3, em Bantzenheim, no leste da França.

O corpo de Rudolf será incinerado na próxima segunda-feira, 8, em Mulhouse, ao sul de Bantzenheim. Nomeado cavaleiro da Legião de Honra em abril, Brazda viveu com seu companheiro (falecido em 2003) em Kingersheim, perto de Mullhouse, e foi internado em julho em um hospital de Bantzenheim.

Ele nasceu em 26 de junho de 1913 na Saxônia, no leste da Alemanha, e foi detido duas vezes nas prisões nazistas antes de ser deportado para o campo de Buchenwald, no centro da Alemanha. Ele era acusado do “crime” de manter relações homossexuais e sua pena incluía trabalhos forçados, humilhações e agressões.

Matizes tem projeto selecionado pelo Ministério da Saúde

Os militantes do Matizes comemoram duas boas notícias: 1) esta semana a vereadora Rosário Bezerra apresentou projeto de lei, propondo a inclusão da Parada da Diversidade no calendário de eventos de Teresina; 2) ontem, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do edital de seleção de projetos para  ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais durante as atividades de mobilização do orgulho LGBT. 

Dos 37 projetos selecionados, o do Matizes foi o terceiro mais bem pontuado. Os recursos recebidos serão utilizados para viabilizar atividades da 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10ª Parada da Diversidade.


Os recursos para financiamento das atividades serão repassados pela  UNESCO. O Ministério da Saúde recebeu 64 projetos, tendo selecionado somente 37 destes.

Pe Fábio de Melo comenta agressão de pai e filho confundidos com gays

O padre Fábio de Melo usou, na noite de terça (19), seu perfil no twitter para comentar o caso do homem que de 42 anos que teve metade da orelha decepada após ser agredido por um grupo de jovens, que pensaram que ele e o filho fossem um casal gay, no interior de São Paulo. "A acentuação moral sobre os pecados da sexualidade e o esquecimento de outras questões importantes geram estas atitudes", diz o padre.

"Um crime hediondo. Achar-se no direito de agredir alguém na tentativa de fazer prevalecer um modo de pensar. Desaprendemos muita coisa. O respeito, por exemplo", completa.

O religioso aproveitou para comentar sobre as pessoas que usam os preceitos religiosos para justificar atitudes como a do grupo de jovens. "O pior criminoso é aquele que sacraliza suas maldades. É o que se diz bendito, porque está protegido sob a frágil casca religiosa", completa.

No programa Direção Espiritual, na TV Canção Nova, que também é apresentado pelo padre, ele já foi questionado diversas vezes, por famílias católicas, sobre como tratar o homossexualidade dentro de casa. Com um posicionamento mais atual e realista, o religioso admite que não é o pior pecado do mundo. [Veja o vídeo aqui]

"Não sou eu quem vou fazer julgamento de ninguém. Todos nós temos nossas fraquezas e não vou entrar no mérito do que é certo ou o que é errado, porque todo mundo já sabe. A sexualidade é uma questão muito complexa. Quando nós falamos de sexualidade, parece que estamos falando do pior pecado do mundo. Pelo amor de Deus, não é isso. Nós não podemos tratar essas questões com esse moralismo cego, que nos impede de ver o outro" diz.


Fonte: Divesidade Católica

Festa 'Extravasa dia - 06/08