quarta-feira, 4 de maio de 2011

Último sobrevivente gay do Holocausto recebe condecoração na França

Rudolf Brazda

Rudolf Brazda, 97, considerado o último sobrevivente dos cerca de 10 mil homossexuais detidos em campos de concentração nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, recebeu nesta quinta-feira a mais alta condecoração da França, a Ordem Nacional da Legião da Honra.

De acordo com o jornal francês "20Minutes", o presidente Nicolas Sarkozy recomendou Brazda, nascido na Alemanha em 1913 e naturalizado francês em 1960, para a honraria federal.

Ele passou três anos detido no campo de concentração de Büchenwald, na Alemanha, sob o registro de número 7592, categorizado como um "triângulo rosa", código dado pelos nazistas aos homossexuais.

Seu biógrafo, Jean-Luc-Schwab, autor de "Triângulo Rosa - Um Homossexual no Campo de Concentração Nazista" (Mescla Editorial, tradução de Ângela Cristina Salgueiro Marques, 184 páginas, R$ 48,90), disse que por muitos anos Brazda achou que "ninguém se interessaria" por sua história.

Lançado recentemente no Brasil, o livro reconta o cotidiano de Brazda em Büchenwald.

"Hoje, Rudolf é um nonagenário alerta, cuja vitalidade e alegria de viver nunca deixam de surpreender. Mas foi somente em 2008 que ele se manifestou e testemunhou publicamente a respeito de sua deportação por ser homossexual, e ele talvez seja o último sobrevivente desse processo", diz Schwab.

http://olharhumorado.blogspot.com/

Campanha #Eu Sou Gay



Com ensaio sensual, Angélica Morango, ex-BBB, se engajou na campanha "Eu sou gay", que visa combater a homofobia e a preservar a identidade sexual, e falou sobre o assunto em seu Twitter. A ideia da campanha é que pessoas façam fotos segurando um cartaz com a frase "Eu sou gay" e enviem as imagens para um email da campanha. Maiores detalhes acesse o site

Em Breve no Piripiri40graus.com Hélio costa

 Por Hélio Costa

Piripiri/Piauí: Emocionou-me o convite que recebi do jornalista Paiva Filho para escrever uma coluna sobre as notícias LGBT no portal (www.piripiri40graus.com). O piripiri40graus é um dos maiores portais do Piauí com grande fluxo de acesso e esse convite é importante porque mostra a visão do portal na democratização da notícia com responsabilidade e qualidade a todos os segmentos sociais. Valeu mesmo! 

http://olharhumorado.blogspot.com/

Agradecimentos á Hélio Costa

Por: Hélio Costa

Piripiri/Piauí: Honraria que me deixou felicíssimo foi à notícia que recebi do companheiro Gerson Renato, presidente do Grupo Gay de Piripiri, que me intimou a ir participar da 4ª Pirigay, que acontecerá no dia 2 de julho próximo, para receber o troféu “Zé Cocota”, alcunha do primeiro gay assumido de Piripiri, que viveu por lá nos anos 40 e 50 desafiando os homofóbicos e abrindo caminho para a liberdade sexual das gerações seguintes. Obrigadíssimo aos companheiros do GGP pela indicação do meu nome.

http://olharhumorado.blogspot.com/