sábado, 7 de maio de 2011

"O amor venceu", comemora presidente da associação GLBT

“O amor venceu”, disse entusiasmado o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, sobre a votação a respeito da união estável de homossexuais. A questão foi aprovada por unanimidade no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira (5).
Segundo ele, foi uma “lavada”. “Oito a dois, sete a três... Esperávamos de tudo. Mas 10 a zero lavou a nossa alma”, afirmou ele. Vivendo junto com seu parceiro há 21 anos, a liderança GLBT afirmou que a decisão da Justiça fará o Congresso se movimentar. “Os parlamentares terão de se mexer. Foi a inércia do Congresso que fez com que acionássemos a Justiça. E vimos hoje que eles interpretaram muito bem o princípio da dignidade humana."

Para Reis, a sociedade brasileira só tem a ganhar com a decisão de hoje. “Ninguém perdeu”, disse ele, que promete, já amanhã, começar as discussões com seus advogados para aproveitar todos os novos benefícios. “Não vamos mais precisar gastar todo aquele dinheiro com advogado. Não preciso mais fazer inventário, ficar correndo com processo de adoção.”
Segundo ele, no entanto, este é apenas um primeiro passo para os homossexuais no país. “Ganhamos uma batalha, mas ainda não levamos a guerra. Agora vamos lutar para que o Congresso reconheça o casamento civil dos gays”, disse ele, antes de desligar o telefone com o UOL Notícias para comemorar a decisão com seus amigos, que estão todos em Brasília.

Nenhum comentário: