quinta-feira, 7 de abril de 2011

De todos os crimes ... "Eu roubo, tu roubas, eles roubam"


Quantos crimes existem elencados na legislação? Quantas formas de pecado, além dos listados na tábua dos dez mandamentos entregue a Moisés e dos sete pecados capitais? De todas as transgressões, delitos, faltas, erros, enganos, violações, desobediências, transgressões, infrações, crimes qual o pior? Existem mesmo tantos delitos? E prá você, qual o pior deles?

Se alguém furta ou rouba algo, está roubando o que mesmo? Está privando, roubando de uma pessoa o direito de usufruir um bem que é dele; se ferem, impedem, roubam de um ser humano ou de um outro animal o direito à integridade física; da mesma forma se xingam ou dizem calúnias, difamação ou injúria, roubam da pessoa o direito à dignidade. Quando ameaçam, escravizam, abusam também roubam do outro uma vida livre. E se matam, roubam do próximo a vida e de seus familiares roubam o direito ao convívio, à presença, ao carinho. Se alguém trai seu parceiro está roubando dele o direito a um relacionamento equilibrado, a um sonho. Vender ou oferecer bebida alcóolica e outras drogas para crianças e adolescentes, bem como abusar sexualmente deles, é privá-los de um uma vida digna, é roubar deles um futuro bonito.

A apropriação de bens públicos é um roubo à sociedade: impedem os cidadãos de terem qualidade de vida, ensino público e saúde de qualidade, frustando a todos. A barulheira de sons automotivos é um roubo, nos privam de um ambiente tranquilo. Calçadas cheias de entulho, direção perigosa, dirigir embriagado e trânsito caótico roubam do ser humano o direito de ir e vir com segurança. Propagandas enganosas e abusivas roubam das pessoas o direito a informação verídica para uma escolha certa e aí roubam mais uma vez influenciando em compras tendenciosas. O político que compra o voto do eleitor, está roubando dele o direito de votar consciente para no mandato, roubar ainda mais. Se usam seus documentos indevidamente, roubam seu nome. Crimes ambientais tiram da gente, roubam de todos o direito a um meio ambiente saudável.

Todas as ações nefastas são contra a sociedade, não contra um indivíduo, pois traz danos como medo, insegurança, revolta, sensação de injustiça, de impunidade, mau-exemplo à todos e não a uma pessoa só. Assim a sociedade fica refém do bandido. Ficamos temerosos de sairmos, de passear, de deixarmos a casa só.

Todas essas ações podem ser resumidas em uma só: roubo. Roubamos uns dos outros na maior cara-de-pau. Por isso é roubo mesmo e não furto. Somos todos ladrões. Cometemos o único crime da humanidade: o roubo. E o que é pior, terminamos roubando apenas de nós mesmos: roubamos o direito a uma vida digna pois todas as vezes que agimos assim, deixamos de ser dignos, honestos, cidadãos.

Willekens Van Dorth

W1₤₤3K3И$ √4И D0Я7h ® │ ││▌▌▌▌▌
J O R N A L I S M O......T E M......N O M E
_______________________________
Nós cometemos o delito, julgamos, condenamos e executamos a nós mesmos

Nenhum comentário: